Iniciação Ciêntífica e Tecnológica

Título: O microclima sob curativo multicamadas aplicado à pele íntegra em áreas de pressão de pessoas em condições crônicas: estudo de termografia infravermelha e bioimpedância elétrica.
Autor: Saraelly Hoengen
Resumo: O paciente dependente de cuidados apresenta risco para desenvolvimento de lesão por pressão (LP), sendo essencial o uso de tecnologias que visem a prevenção de lesões de pele. Objetivo: Analisar a efetividade da cobertura multicamada na prevenção de LP quando comparada a pessoas que recebem o cuidado convencional atendidas em unidade de terapia intensiva. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de dados aconteceu entre 31 de janeiro e oito de março. Formaram parte do estudo pessoas maiores de 18 anos de idade, independente do sexo, grau de escolaridade e de condições de saúde pregressas. Realizada randomização e alocados em Grupo Intervenção – GI (utilizando curativos multicamadas) e Grupo controle – GC (Recebendo tratamento convencional). Foi utilizada câmera de termografia e dispositivo de impedância bioelétrica para avaliação da pele da região sacral, sendo utilizados em quatro momentos: entre as primeiras 24 e 48h de internação na UTI (medida 0), 24h após a primeira medida (medida 1), 48h após a primeira medida (medida 2) e 72h após a primeira medida (medida 3). Na inclusão foram aplicados instrumento de caracterização, escala de Braden para avaliação de risco para LP e instrumento de grau de dependência do usuário (GDU). Nos quatro dias foram aplicados o instrumento de acompanhamento e avaliação de pele, sendo que no último aplicou-se a escala de Braden novamente. Realizadas análises de descritivas e de inferência, sendo adotado 0,05 como nível de significância. Resultados: A amostra foi composta por 17 pessoas (oito do GC e nove do GI). Os participantes do GI apresentavam risco alto (62,5%) e muito alto (25%) para LP, necessitando de cuidados semi-intensivos (50%) e intensivos (50%), e o GC com risco moderado (33,33%) e alto (33,33%), demandando cuidados de alta dependência (55,6%) e intensivos (44,4%). Se identificou diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p: 0,036), isto é, os que permaneceram com o curativo de multicamadas apresentaram melhora em relação aos valores de umidade quando comparadas às pessoas que receberam o cuidado convencional. Enquanto à termografia, pessoas do GI apresentaram menor variação de temperatura entre o primeiro e terceiro dia de avaliação (M: 41ºC), quando comprados ao GC, que apresentou maior variação e aumento da temperatura (M: 41ºC a 42ºC). Conclusão: O curativo multicamadas apresenta dados promissores em relação à preservação do microclima da pele, contribuindo com a prevenção de LP. Espera-se que em breve tenhamos dados mais significativos a partir da amostra completa da randomização.
Orientador: Maria Elena Echevarría-Guanilo

 

Título: Microrganismos presentes em lesões por pressão tratadas com terapia de fotobiomodulação e/ou fotodinâmica
Autor: Tauane dos Santos Firminio
Resumo: O paciente dependente de cuidados apresenta risco para desenvolvimento de lesão por pressão (LP), sendo essencial o uso de tecnologias que visem a prevenção de lesões de pele. Objetivo: Identificar os tipos de microrganismos presentes em lesões por pressão tratadas com terapia de fotobiomodulação e/ou fotodinâmica. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo de uma série de casos31, desenvolvido nas Unidades de Clínica Médica 2 e 3 (CM2 e CM3) e Clínica Cirúrgica 1 (CC1) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Forma parte de um estudo do tipo antes e depois, com ausência de grupo controle, intitulado: Terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica no tratamento de lesão por pressão. A coleta de dados aconteceu entre maio e agosto de 2023. Fizeram parte do estudo pessoas com condições crônicas, internadas, maiores de 18 anos de idade, com lesão por pressão nos estágios 2 ou 3, independentemente do tamanho, localização e quantidade de lesões. Foram coletadas amostras de swab antes e após cada sessão de tratamento com fotobiomodulação e/ou fotodinâmica para determinar o perfil microbiológico das lesões no ambiente hospitalar. Anterior à utilização do tratamento adjuvante, fez-se a primeira coleta microbiológica. O estudo foi constituído pela análise microbiológica de cinco dias, sendo que cada coleta contou com intervalo de 48h. Foram realizadas análises descritivas. Resultados: A amostra foi composta por 16 pessoas. Na análise microbiológica destacararm-se o Staphylococcus spp., o S. coagulase negativa, o Enterococcus spp., a Escherichia coli, a Pseudomonas aeruginosa e a Klebsiella pneumoniae. Conclusão: A terapia de fotobiomodulação e/ou fotodinâmica apresenta resultados promissores quanto à redução da carga bacteriana em lesões por pressão.
Orientador: Maria Elena Echevarría-Guanilo