História

O Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas em Condição Crônica (NUCRON) é um grupo de pesquisa constituído em 1987, vinculado ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e possui como integrantes professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de enfermagem e de outras áreas da saúde, além de profissionais interessados na temática. O grupo desenvolve estudos na área da saúde e da enfermagem acerca do viver com uma condição crônica, vinculando pesquisa, ensino e extensão.

Os estudos estão voltados para a compreensão do que envolve o viver com uma condição crônica, focalizando as múltiplas dimensões desse processo. As condições crônicas estudadas pelo NUCRON incluem aquelas vivenciadas pelas pessoas que vivenciam condições como o diabetes mellitus, problemas cardiovasculares, renais ou respiratórios crônicos, estomias, HIV/Aids, deficiências físicas e queimaduras. Têm sido utilizadas diferentes abordagens nos estudos desenvolvidos, buscando a perspectiva interdisciplinar, com conhecimentos de diferentes áreas: antropologia, psicologia, educação, sociologia e mais especificamente, das disciplinas da área da saúde.

A proposta do grupo é aprimorar o cuidado à saúde de pessoas com condições crônicas, numa perspectiva de melhor sustentação científica das práticas em saúde, voltadas para a promoção de um viver mais saudável da população. As pesquisas desenvolvidas pelo NUCRON têm contado com financiamentos do CNPQ, da FAPESC e da UFSC. Têm sido utilizados diferentes mecanismos de divulgação do conhecimento produzido: publicações em periódicos, livros, teses, dissertações e apresentações em eventos. As divulgações vêm tendo repercussões regionais, nacionais e internacionais.

Após novas diretrizes e  reformulações, a partir do ano de 2015,  o NUCRON passou a chamar Laboratório de Pesquisa e Tecnologias no Cuidado em Saúde e Enfermagem a Pessoas em Condições Crônicas.